Fumar faz mal ao sistema de digestão?

julho 21, 2009 às 5:05 pm | Publicado em aparelho digestivo, Doenças | Deixe um comentário
Tags: , , ,

dhrOs males causados pelo fumo são muito bem conhecidos por todos e exaustivamente divulgados pelos meios de comunicação. O que muitos não sabem é que o cigarro afeta e pode causar doenças gravíssimas em vários sistemas e órgãos, não só àqueles ligados à respiração. O aparelho digestivo é, com certeza, um dos mais prejudicados.
O esôfago é uma das principais vítimas. Entre ele e o estômago existe uma válvula muscular que impede que o líquido estomacal volte para o órgão anterior, o chamado refluxo. O uso do cigarro enfraquece esse músculo, o que facilita o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica por mais vezes e por um tempo prolongado, cujo resultado é extremamente negativo.
Há estudos que mostram que o tabagismo induz a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando o suco deste ainda mais nocivo. Mas antes de tudo isso, a fumaça já está atacando diretamente a saúde da mucosa do esôfago, então ele recebe os golpes dos ácidos digestivos já enfraquecido.
O fumo também facilita a infecção do indivíduo pelas bactérias H. pylori, envolvidas em cerca de 95% dos casos de úlceras. Os fumantes apresentam maior dificuldade para cicatrização das feridas, que passam a aparecer com mais frequência. Além disso, a produção de ácido estomacal aumenta, induzido pelo fumo.
E não para por aí. O funcionamento do fígado se altera e ele encontra mais dificuldades em processar substâncias como álcool e drogas, entre outros elementos tóxicos.
Esses são alguns poucos exemplos de problemas que podem ocorrer em quem fuma. Por isso, a sugestão é a mesma de sempre para quem gosta de sim mesmo: não fume.

About these ads

Deixe um comentário »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: