Câncer de pâncreas

setembro 28, 2009 às 2:39 pm | Publicado em Doenças | Deixe um comentário
Tags: ,

1gdnO falecimento do ator Patrick Swayze trouxe à arena de discussões a agressividade do câncer de pâncreas. Esse é um dos tumores conhecidos mais letais que existem, principalmente, pela extrema dificuldade em fazer o diagnóstico, o que atrasa o início do tratamento e diminui as chances de cura.
O pâncreas faz parte do aparelho digestivo, é uma glândula responsável por produzir líquidos enzimáticos, que atuam da digestão dos alimentos, e a insulina, hormônio que controla o nível de açúcar no sangue. Ele é dividido em cabeça, corpo e cauda. O tumor costuma aparecer com mais frequencia no primeiro setor, porém pode ocorrer em qualquer um.
Como todo tumor maligno, o câncer pancreático demora alterar a função do órgão, por isso os sintomas inexistem até a doença alcançar um estágio avançado. Os principais sinais são dores abdominais, que podem se estender até as costas, emagrecimento rápido, pele e olhos amarelados (icterícia), além de fraqueza, náuseas e diarreia.
Como o câncer demora a se manifestar, o diagnóstico fica complicado, pois o pâncreas se localiza em uma área de difícil acesso e visibilidade, além de exames clínicos não serem muito eficientes na comprovação da presença do carcinoma. Com o passar do tempo, a terapia vai perdendo a eficácia, e o tratamento passa a ser apenas paliativo. A própria dor abdominal já é um sinal de que o tumor está em estágio avançado comprometendo o prognostico.
A cirurgia é a única intervenção com o objetivo de curar o paciente. Nela é feita a retirada do câncer e de parte dos órgãos vizinhos que tenham sido afetados, como o estômago, duodeno, vesícula biliar e baço. A quimioterapia e a radioterapia somente ajudam no alívio dos sintomas e a extensão do tempo de vida do paciente.  Como conclusão o diagnostico precoce é o maior aliado do sucesso do tratamento.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: