Sinto uma protuberância no abdômen, o que pode ser?

setembro 29, 2009 às 6:00 am | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
Tags: ,

1ghghmthjmEsse caroço que você sente sob a pele do abdômen tem grandes chances de ser uma hérnia abdominal. Isso significa que existe um ponto fraco na parede muscular da barriga, por onde o conteúdo da cavidade escapa devido à grande pressão do organismo.
Essa passagem pode se formar já na gestação do bebê, sendo congênita, ou ser conseqüência de um procedimento cirúrgico. A hérnia pode aparecer na virilha, na região do estômago, no umbigo (região naturalmente sem proteção muscular), perto da coxa e nas incisões de cirurgias. A mais comum, no entanto, é a primeira, que representa cerca de 75% dos casos.
As hérnias são divididas em duas categorias. Redutíveis, que são aquelas em que o tecido volta à cavidade com o relaxamento do corpo ou mesmo com auxílio manual, e irredutíveis, em que não há retorno no material extravasado. Este caso é extremamente grave, pois pode levar ao estrangulamento de órgãos que tenham escapado pelo “buraco”, impedindo o seu correto funcionamento e ocasionando sua necrose.
O tratamento pode ser feito por  cirurgia videolaparoscópica que pode ser realizado na grande maioria das hérnias. Com apenas três mínimas incisões – cortes de 5 milímetros –, os instrumentos são introduzidos no abdômen e tudo é visto por uma televisão. O médico cirurgião recoloca os tecidos de volta na posição normal e veda o buraco com uma rede de polipropileno. Dependendo do tipo da hérnia a cirurgia convencional é a principal opçaõ.
A taxa de sucesso é alta, cerca de apenas 1 a 3% dos casos de hérnia voltam a reincidir nos pacientes operados. Além disso, a recuperação é muito rápida, o tempo de internação fica em torno de seis horas apenas e em uma semana a pessoa já pode retomar suas atividades normais.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: